top of page
Foto do escritorPaulo Corner

O que saber para enviar uma remessa ao exterior relativa aos serviços de frete de mercadorias

cargo ship container

As regras para o envio de contrato de câmbio de frete marítimo e aéreo podem variar dependendo da legislação de cada país e das políticas de instituições financeiras. No entanto, algumas diretrizes gerais costumam ser aplicáveis no Brasil:


1.Documentação Necessária: É comum exigir documentos como fatura comercial ou Invoice, Conhecimento de Embarque (Master e House), dados e canal bancário completos do receptor da ordem no exterior, entre outros documentos específicos relacionados a cada transação. Alguns bancos e operadoras de câmbio podem exigir declaração de responsabilidade sobre os dados apresentados.


2. Registro do Contrato de Câmbio: O contrato de câmbio deve ser registrado em um banco autorizado, que fará a análise e a aprovação do contrato.


3. Condições de Pagamento: O contrato deve especificar as condições de pagamento, incluindo valores, moeda, e prazos de compensação. O fechamento D0 / D+1, etc, vai impactar no prazo de recebimento no exterior do montante enviado. Os agentes de carga sempre pagam as taxas bancárias de destino, para que o receptor receba o valor exato do serviço prestado.


4. Classificação da Operação: O tipo de operação (importação ou exportação) deve ser claramente identificado, pois isso pode afetar a regulamentação aplicada. Os conhecimentos de embarque têm que mostrar claramente qual a modalidade de pagamento do frete para a análise da instituição financeira, de preferência sempre enviar as vias originais assinadas.


5. Compliance e Normas Cambiais: É importante que todos os envolvidos estejam em conformidade com as normas cambiais do país, evitando assim problemas legais. Agentes de Carga devidamente registrados como tal, possuem isenção de Imposto de Renda para envio e recebimento de remessas relativas a serviço de frete.


6. Prazo para Envio de Documentos: Geralmente, há prazos específicos para a apresentação dos documentos ao banco após a realização da operação. Normalmente no fechamento da operação os documentos já devem ser entregues para análise para o enquadramento da modalidade de pagamento de serviço frete.


7. Taxas e Impostos: Fique atento às taxas bancárias e impostos que podem ser aplicáveis ao contrato de câmbio. Há uma grande oferta de serviços nesta área e os valores podem ser bem diferentes entre as instituições.

Para informações detalhadas e específicas sobre a legislação atual, recomenda-se consultar um especialista em comércio exterior ou uma instituição financeira que trabalhe com câmbio.

10 visualizações0 comentário

Σχόλια


bottom of page